História: Religiões na Antiguidade – Monoteístas e Politeístas

História  5º ano 

Religiões na Antiguidade:
Monoteístas: Mesopotâmia, Egito e Grécia.
Politeístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo

(EF05HI01) Identifcar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI02) Identifcar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

A religiosidade era uma parte muito importante na vida dos primeiros povos. Os primeiros povos acreditavam que acontecimentos como nascimentos, mortes e mudanças no clima eram controlados por forças sobrenaturais. De acordo com essas crenças, as divindades podiam habitar árvores, os rios e as rochas e exerciam influência na vida das pessoas. As forças da natureza eram consideradas divindades e, sendo assim, havia rituais e cultos à natureza. Com a adoção das práticas de agricultura e pecuária, surgiram agradecimentos à fertilidade da terra que envolviam música, dança e práticas consideradas mágicas.

Religiões na Antiguidade: Mesopotâmia, Egito e Grécia

Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Entre esses deuses estava o Enki, deus da água doce, considerado o deus da sabedoria. Assim como outros povos da Antiguidade, os mesopotâmicos construíram grandes templos, que representavam a morada dos deuses na Terra. Localizados em posição destacada na cidade, os templos recebiam todas as cerimônias religiosas.

Os egípcios também eram politeístas, seus deuses tinham formas humanas e de animais. Eles acreditavam na vida após a morte e, por isso, os ritos funerários eram muito importantes. Acreditava-se que a morte era uma passagem e que, depois dela, as almas iriam para um tribunal comandado por Osíris, deus do mundo dos mortos, no qual enfrentariam um julgamento.

 

Os deuses gregos

Assim como outros povos da Antiguidade, os gregos acreditavam em vários deuses. Porém, os deuses gregos tinham características e comportamento semelhantes aos humanos, com as mesmas qualidades e defeitos. A diferença era que as divindades eram imortais, muito poderosas e estavam ligadas a um aspecto da natureza ou da vida humana. Zeus, por exemplo, era o deus que comandava o céu, Poseidon reinava sobre os mares e Hades era o senhor do mundo dos mortos.

https//www.youtube.com/watch?v=wGtNDSSgy-M

Religiões monoteístas do Oriente Médio

Havia povos antigos, como os hebreus, que tinham a crença na existência de um único deus eram, portanto, monoteístas. O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões monoteístas, ou seja, só reconhecem uma única divindade.

Judaísmo

A religião dos hebreus, povo que viveu no Oriente Médio na Antiguidade, é a mais antiga crença monoteísta. Para o judaísmo, o Abraão havia recebido uma revelação de um deus único, chamado Javé ou Jeová. De acordo com a tradição judaica, obedecendo a uma ordem divina, Abraão teria guiado o povo hebreu da Mesopotâmia para Canaã, a Terra Prometida, território que hoje corresponde à Palestina.

A religiosidade judaica é fundamentada no Torá, livro sagrado do judaísmo que contém mandamentos que se referem a praticamente todos os aspectos da vida, como a família, o trabalho, a alimentação e as obrigações religiosas. O Torá é lido nas sinagogas, centros judaicos de culto e instrução.

 Cristianismo

Na tradição religiosa dos judeus, havia uma profecia sobre a vinda de um messias que salvaria a humanidade. Para os cristãos, Jesus Cristo seria essa figura enviada por Deus. Os primeiros cristãos expandiram suas pregações para praticamente toda a região do mar Mediterrâneo e, em 380, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano.

Trata-se de uma das religiões com maior número de adeptos no mundo, porém ela passou por inúmeras mudanças ao longo dos séculos e, hoje, há diferentes segmentos religiosos que acreditam em Jesus Cristo, mesmo tendo práticas e costumes distintos. O catolicismo e o protestantismo são duas das expressões do cristianismo que têm prática e crenças diferentes. A bíblia é considerada um livro sagrado por diversas religiões cristãs. Ela é dividida entre o Novo e o Velho Testamento.

Islamismo

O islamismo surgiu no período medieval. Também é uma importante religião monoteísta com seguidores em todo o mundo, especialmente no Oriente Médio, na África e em alguns países da Ásia e da Europa. A religião começou por volta do ano 610 com o profeta Maomé, que, de acordo com a crença islâmica, atendendo ao chamado do arcanjo Gabriel, recebeu revelações de Deus. Essas ações foram escritas no Alcorão, livro sagrado do islamismo que contém suas práticas e seus ensinamentos fundamentais. O Alcorão é escrito em árabe, e todo muçulmano deve fazer suas orações nesse idioma, que funciona como um elo entre várias etnias adeptas do islamismo. Trechos do Alcorão são recitados em várias solenidades, aí incluídos discursos, formaturas, jogos de futebol etc.

Atividades

1. Explique quais eram as crenças dos primeiros grupos humanos.

2. Em relação ás crenças religiosas, os povos da antiga Mesopotâmia, do Egito e da Grécia eram:

(   ) Politeístas, acreditavam em um único deus.
(   ) Monoteístas, acreditavam em vários deuses.
(   ) Politeístas, acreditavam em vários deuses.
(   ) Monoteístas, acreditavam em um único deus.

3. Quantas religiões você conhece? Escreva os nomes dessas religiões e o que você sabe sobre seus ritos e tradições?
4. Quais são as principais religiões monoteístas?
5. Qual a principal semelhança entre judaísmo, islamismo e cristianismo.
6. Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Maomé
2. Cristianismo
3. Judaísmo
4. Torá
5. Bíblia
(___) Livro sagrado para os judeus.
(___) Possui duas partes o Velho Testamento e o Novo Testamento.
(___) Sistema de crenças que deu origem a religiões como a católica e a protestante.
(___) Profeta fundador do islamismo.
(___) Uma das religiões mais antigas que tem como profeta Abraão.

Respostas

1. Eles acreditavam que fenômenos naturais, como a vida, a morte, a chuva ou o frio, eram controlados por espíritos ou deuses que habitavam a natureza. Faziam cultos para agradecer pelas dádivas da natureza ou para pedir proteção contra adversidades, como uma tempestade.
2. (X) Politeístas, acreditavam em vários deuses.
3. Resposta pessoal.
4. Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
5. São religiões monoteístas.
6. 4, 5, 2, 1, 3.

Mais conteúdo de História

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.