Cidades: urbanização e desigualdades social

Geografia 5º ano

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais,econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

Cidades: urbanização e desigualdades sociais

O tempo traz transformações para qualquer lugar. As cidades, portanto, também passam por transformações em suas paisagens: antigas construções são demolidas para dar lugar a novas, novas ruas são abertas ou ampliadas, novos bairros surgem e as pessoas ou vem procurar um novo lugar para viver ou deixam esse lugar em busca de outro.

A ampliação das cidades brasileiras ocorre, geralmente, sem planejamento, ou seja, casas, comércios e ruas vão surgindo conforme a população daquele lugar a faz ocorrer. Esse crescimento desordenado causa problemas na qualidade de vida das pessoas, pois casas são construídas em áreas inapropriadas como encostas de morros, por exemplo. Ruas sem asfaltamento adequado, causam transtornos tanto no período da seca, com a poeira, quanto no período de chuvas com alagamentos e lama. Essa situação reflete a desigualdade social a qual a população brasileira enfrenta diariamente. Em uma mesma cidade observa-se a diferença entre bairros, pois há bairros que oferecem aos seus moradores uma boa distribuição dos serviços públicos além da uma infraestrutura adequada.

Por outro lado, os moradores dos bairros de periferia carecem de uma infraestrutura decente, pois sofrem com a falta de saneamento básico, ruas sem calçamentos, ineficiência na prestação de serviços básicos como coleta de lixo, iluminação pública, transporte coletivo, falta de creches, escolas, postos de saúde, entre outros, o que prejudica a qualidade de vida dos moradores desses bairros.

Brasília, a capital de nosso país, foi totalmente planejada, isso claramente beneficia seus moradores que podem usufruir de uma infraestrutura adequada, que garante uma boa qualidade de vida.

As conexões entre as cidades

O Brasil possui 5.570 municípios, deste total 75% tem até 20 mil habitantes, ou seja, a maioria das cidades brasileiras é pequena. Porém, mais de 80% da população brasileira vive nas cidades médias e grandes. O aumento da população urbana é chamado de urbanização. O processo de urbanização do Brasil se tornou mais intenso a partir de 1940, quando uma boa parte da população deixou o campo e migrou para as grandes cidades.

A população das cidades pequenas e grandes está conectada de diversas formas. Muitos moradores das cidades pequenas procuram nas cidades grandes serviços de saúde, educação, comércios etc. As cidades médias e grandes também estão conectadas entre si, rodovias, portos e aeroportos, garantem uma interação maior entre as populações dessas cidades.

O processo de urbanização também modifica as paisagens rurais, uma vez que, há um aumento da interdependência entre campo e cidade, com maior circulação de pessoas, mercadorias e informações entre esses espaços.

As metrópoles são cidades que possuem uma grande quantidade de habitantes, com várias atividades econômicas e intenso fluxo de comunicação e serviços. As capitais de cada estado brasileiro, são metrópoles que exercem forte influência no fluxo de bens e serviços para a população daquele estado.No entorno das metrópoles, agrupam-se vários municípios, que juntos formam uma região metropolitana.Nas regiões metropolitanas, a área urbana de um município une-se à de outro, formando uma área urbana contínua, ou seja, no dia a dia, não se percebe onde termina um município e onde começa o outro.

Quando ocorre a fusão de duas ou mais metrópoles, temos a formação de uma megalópole. Em nosso país, a primeira megalópole que está se formando abrange o eixo Rio de Janeiro – São Paulo/ Campinas.

Atividades

1. Quais as desvantagens da ampliação das cidades sem planejamento?
2. Leia. “Não existe desigualdade social nas cidades brasileiras.”
a) Essa frase é verdadeira? Explique.
2. Leia e analise a charge.

a) Quem são os personagens dessa charge?
b) Como é o bairro que eles moram?
c) A qual mundo a criança se refere?
d) Por que ela quer morar naquele outro “mundo”?

4. O que é urbanização?

5. Como ocorre a conexão entre as cidades e o campo?

6. Observe a imagem abaixo.

a) Quais metrópoles são destacadas no mapa?

Mais atividades de Geografia 5º ano.

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.