Fontes de Energia

Atualmente, é preciso dispor de muita energia para sustentar as atividades das indústrias e das cidades. Os recursos naturais que o ser humano utiliza para obter energia para esses fins são chamados de fontes de energia. As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, de acordo com sua disponibilidade na natureza.

Fontes Renováveis

As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam com o uso ou que podem ser recompostas. A água em movimento, o vento, a energia solar e combustíveis de origem vegetal, como o álcool, a madeira e o biodiesel, podem ser considerados fontes renováveis de energia.

Mesmo sendo renováveis, o uso de algumas dessas fontes pode apresentar consequências ruins para o ambiente. Por exemplo: a queima de combustíveis emite poluentes na atmosfera, o uso da madeira pode incentivar o desmatamento, a instalação de usinas hidrelétricas muitas vezes exige o alagamento de áreas florestais.

Fontes não renováveis

As fontes renováveis de energia existem em quantidades finitas na natureza e levam milhares de anos para se formar. O petróleo, o carvão mineral e o gás natural são exemplos de fontes de energia não renováveis.

Essas fontes de energia são muito eficientes para a produção de combustíveis e, por isso, são muito utilizadas. O problema é que o uso indiscriminado desses recursos pode levar ao seu esgotamento. Além disso, a queima de combustíveis emite gases poluentes do ar.

Leia mais:

A produção de energia elétrica. 

O consumo consciente de energia elétrica.

Índice de conteúdos de Ciências. 

   

{formulário de inscrição}

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.