Como surgem as cidades?

Unidade Temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município.
Objeto de Conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

Como as cidades surgem

As cidades brasileiras surgiram por diferentes motivos. Conhecer a origem de sua cidade permite compreender melhor o porquê dela apresentar certas características. Vejamos as principais situações que resultam na formação de uma cidade.

Cidades formadas por migrantes

Pessoas que deixaram sua terra natal (lugar onde nasceram) e foram buscar em outro lugar trabalho e uma vida melhor. A cidade de Ceilândia (DF) é formada, em sua maioria, por nordestinos (piauienses, maranhenses, baianos) que foram para esta região a procura de emprego durante a construção da cidade de Brasília.

Cidades formadas a partir de um garimpo de metais ou pedras preciosas

Quando se noticiava a descoberta de lugares com metais ou pedras preciosas, muitas pessoas eram atraídas para esses locais. Assim, se formavam pequenas vilas que com o passar do tempo se transformavam em cidades. Como exemplo podemos citar a cidade de Araguaçu no estado do Tocantins que se formou entorno de um garimpo.

Cidades surgidas em torno de uma grande empresa

Quando uma empresa se instala em uma localidade há a necessidade de trabalhadores. Muitas pessoas se mudam para próximo dessa empresa para ficarem próximas ao trabalho, trazendo suas famílias que dão início a pequenos povoados eu evoluem para a formação de uma cidade. Por exemplo, a Companhia Siderúrgica Nacional se instalou na cidade de Volta Redonda – RJ que atraiu muitas pessoas em busca de emprego.

Onde a população brasileira vive?

Atualmente, grande parte da população brasileira vive em cidades. A população urbana cresceu bastante. O crescimento das cidades nos últimos tempos tem três razões principais:
• A busca por emprego no comércio e na indústria;
• A falta de uma terra própria para plantar;
• O uso de máquinas em vez de braços humanos na agricultura. Muitos trabalhadores rurais perdem o emprego e se mudam para as cidades.

Acesse o Índice de Conteúdos de História.

   

{formulário de inscrição}

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.