A produção de energia elétrica

A energia elétrica é produzida a partir da transformação de diferentes fontes de energia. Isso é feito nas usinas geradoras de energia elétrica. As usinas podem ser classificadas de acordo com o recurso natural que utilizam para obter energia elétrica. Para a escolha do modo de geração de energia, deve-se considerar a disponibilidade da fonte de energia e também os danos que podem ser causados ao ambiente durante a construção e o funcionamento da usina geradora.

Usinas Hidrelétricas

As usinas hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da geração de energia elétrica no Brasil. Essas usinas produzem energia elétrica a partir da energia do movimento da água.

Usinas Hidrelétricas Prós E Contras

A produção de energia nas usinas hidrelétricas e feita utilizando-se um recurso renovável e não polui o ar, como acontece em outros tipos de usinas. No entanto, para construir uma usina hidrelétrica, é necessário represar um rio. O represamento pode gerar um grande impacto ambiental e social, pois provoca inundação de grandes áreas que podem abrigar florestas, plantações e até cidades inteiras.

Como a construção de uma hidrelétrica causa o alagamento de áreas com vegetação ou cidades. Para tentar diminuir o dano causado ao meio ambiente, as empresas construtoras da hidrelétricas são obrigadas a fazer o resgate dos animais que ficam “ilhados” no processo de inundação. Infelizmente, poucos animais são salvos, a maioria acaba morrendo.

1. Cite uma vantagem e uma desvantagem das usinas hidrelétricas.
2. Qual a função do gerador na usina hidrelétrica?
3. De que maneira a energia elétrica é conduzida para os locais onde ela será utilizada?

Usinas Termelétricas

As usinas termelétricas produzem energia elétrica com a queima de um combustível. Os combustíveis mais utilizados são carvão mineral, óleo diesel e gás natural. Cerca de um quarto da energia elétrica produzida no Brasil tem origem nas usinas termelétricas.

As termelétricas não provocam inundações, mas a queima dos combustíveis fósseis causa a emissão de grandes quantidades de gás carbônico, que poluía a atmosfera. Esse gás também é o responsável pela intensificação do efeito estufa, contribuindo para o fenômeno do aquecimento global.

Usinas Nucleares

As usinas nucleares são um tipo de usina termelétrica que utiliza um mineral chamado urânio como fonte de calor para aquecer a água. Apesar de ser comum na Europa e no Japão, existem muitas discussões a respeito do uso dessa forma de geração de energia elétrica. O Brasil possui duas usinas nucleares em funcionamento Angra I e Angra II, no estado do Rio de Janeiro. A terceira usina nuclear, Angra III, teve sua construção interrompida.

O funcionamento das usinas nucleares não produz gases que poluem o ar, mas gera resíduos extremamente perigosos para os seres vivos. Os resíduos devem ser guardados em recipientes especiais, que são monitorados para verificar a existência de vazamentos.

1. Quais recursos naturais são a principal fonte de energia para as usinas relacionadas abaixo?
a) Usina hidrelétrica.
b) Usina termelétrica
c) Usina nuclear.
2. Os resíduos das usinas nucleares devem seguir uma série de cuidados para evitar vazamentos. Pesquise como esses resíduos devem ser descartados.

Energia Limpa

A energia elétrica obtida a partir de fontes que causam poucos danos ao meio ambiente é chamada de energia limpa.

Energia Solar

A energia solar tem sido bastante utilizada no aquecimento de água em residências. Isso não produz energia elétrica, mas reduz o consumo. Por isso, o uso de energia solar para a geração de energia elétrica em quantidade suficiente para mover indústrias e manter cidades inteiras ainda não é possível. Para isso, são necessárias pesquisas que permitam o desenvolvimento de tecnologias mais baratas e o melhor aproveitamento dessa fonte de energia.

Energia Eólica

Assim como a energia solar, a energia eólica é uma fonte renovável de energia que pode produzir energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente.A energia eólica é transformada em energia elétrica por meio do movimento das pás de um aerogerador.

Essa forma de geração de energia elétrica tem sido utilizada em cidades pequenas, propriedades rurais e para movimentar máquinas e motores que não necessitam de muita energia para funcionar. No Brasil, existem algumas usinas experimentais com um número reduzido de aerogeradores, mas que permitem o estudo das possibilidades de uso dessa fonte de energia.

Leia mais:

Fontes de Energia

O consumo consciente de energia elétrica.

Índice de conteúdos de Ciências. 

 

 

   

{formulário de inscrição}

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.