Animais vertebrados

Ciências
Habilidades BNCC

EF03CI04 – Identificar características sobre o modo de vida dos animais mais comuns no ambiente próximo.
EF03CI05 – Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.
EF03CI06 – Identificar, comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc).

Animais vertebrados e invertebrados

Uma das formas mais utilizadas para classificar os animais está em separa-los em dois grupos, de acordo com a presença ou não de ossos. Os animais que têm ossos são classificados como animais vertebrados. Já os animais que não têm ossos são classificados como animais invertebrados.

Os vertebrados

Os vertebrados são animais que possuem coluna vertebral, crânio e um sistema de ossos. Da enorme baleia ao pequeno beija-flor, todos os vertebrados têm um esqueleto, cuja função é dar sustentação ao corpo.

As vértebras da coluna vertebral são móveis entre si, o que torna a coluna capaz de executar movimentos. É a mobilidade da coluna que nos permite abaixar, sentar e virar o corpo. A coluna vertebral é ligada ao crânio, que é formado por ossos e tem a função de proteger o cérebro.

Os vertebrados também são divididos em grupos. Essa divisão é feita de acordo com as características semelhantes, como o modo que se desenvolvem na barriga da mãe ou no ovo, o modo de respirar, o cuidado com os filhotes, etc.
Os grupos dos vertebrados são: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Os peixes

Os peixes são animais aquáticos e se locomovem utilizando nadadeiras. A respiração dos peixes é feita através das brânquias, que absorvem o oxigênio dissolvido na água.
Na maioria das espécies, os filhotes de peixe nascem de ovos que use desenvolvem na água. Em algumas espécies, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe, como é o caso dos tubarões.
A maior parte dos peixes tem o esqueleto formado por ossos. Tubarões e raias são exceções, pois têm o esqueleto formado por cartilagem.

Os anfíbios

A palavra anfíbio significa “dois modos de vida”. Os anfíbios são assim chamados porque alguns deles, como sapos, rãs e pererecas, quando jovens, vivem na água, respiram por brânquias e são chamados de girinos. Quando ficam adultos, passam a viver tanto na água como na terra.
Os anfíbios respiram tanto pelos pulmões quando pela pele, que é fina e úmida. Eles botam ovos na água ou próximo a ela.

 

Os répteis

A palavra reptar significa “rastejar”. Os répteis rastejam, ou seja, arrastam o corpo quando se locomovem.
Os répteis têm o corpo coberto por uma pele seca formada por escamas, placas ou carapaças (casco).
Todos os répteis respiram por pulmões e a maioria vive em ambientes terrestres. Poucas espécies de répteis vivem em ambientes aquáticos.
Alguns filhotes de répteis nascem dos ovos, outros se desenvolvem no corpo da mãe. A cascavel é um réptil com o corpo formado por escamas, já o jabuti é um réptil que tem o corpo coberto por um casco.

As aves

As aves possuem penas, asas e bico. A maior parte delas voa. Para se alimentarem utilizam o bico e os pés. O tipo de bico influencia o tipo de alimento que essa ave costuma ingerir. Por exemplo, a águia tem um bico forte e curvado, o que permite a ela que rasque a carne de sua presa, já que é uma ave carnívora. Já o tucano tem um bico grande e forte com o qual quebra frutos e sementes duras. Todas as aves respiram por pulmões e botam ovos.

Mamíferos

A palavra mamífero caracteriza os animais que se alimentam do leite materno quando filhote. Os mamíferos vivem nos mais variados ambientes: em árvores, no solo, em tocas, desertos, lagos, rios. Há também espécies voadoras, como os morcegos.
A respiração dos mamíferos ocorre pelos pulmões e a maioria tem seu corpo é coberto por pelos. Por exemplo, a baleia é um mamífero aquático e é o maior animal do planeta.

 

Acesse o Índice de conteúdos de Ciências para mais textos e atividades.

Veja também: Reino Animal e Animais Invertebrados.

 

 

   

{formulário de inscrição}

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.