Sistema Digestório: texto e atividades

Ciências
Unidade temática: Vida e Evolução
Objeto do conhecimento: Nutrição do organismo.
Habilidades: (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.
(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.

O processo de transformação do alimento

O ser humano precisa consumir alimentos para deles retirar os nutrientes necessários para se desenvolver e ter energia para realizar as atividades físicas e mentais do dia a dia.

O processo de transformação dos alimentos começa pela boca, onde a comida é mastigada e triturada pelos dentes. O alimento deve ser muito bem mastigado.

Durante a mastigação, as glândulas salivares produzem a saliva, que é misturada ao alimento formando uma massa, chamada bolo alimentar, que nos ajuda engolir. Na saliva, há enzimas que dá início à transformação do alimento.

O alimento engolido passa pelo esôfago, um tipo de tubo que encaminha o alimento para o estômago. Ao chegar no estômago os alimentos entram em contato com o suco gástrico (líquido ácido produzido pelo estômago) que começa a digerir os nutrientes dos alimentos.

Após esse processo, o alimento é conduzido para o intestino delgado, que é semelhante a um longo tubo. Aqui, o alimento está semilíquido e recebe o suco pancreático do pâncreas, a bile do fígado e o suco entérico produzido pelo próprio intestino delgado. Depois de receber esses sucos, o alimento torna-se mais líquido. As enzimas dos sucos transformam os nutrientes do alimento em substâncias mais simples, assim, serão absorvidas pelas células da parede do intestino e entrarão na corrente sanguínea, sendo levadas às células do nosso corpo.

O próximo passo da digestão ocorre no intestino grosso que é responsável por absorve a água dos alimentos. Com a diminuição da água, as substâncias viram uma massa, que recebe o nome de fezes. Essa massa passa pelo reto e é expelida pelo ânus.

Onde os nutrientes se transformam

Os alimentos que ingerimos fornecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. O arroz e o feijão sãos alimentos que têm como principal nutriente o carboidrato. Este carboidrato é absorvido na boca e no intestino delgado. Já um bife fornece ao corpo proteína e gorduras que são digeridas e absorvidas no estômago e intestino delgado. Uma salada nos fornece água, sais minerais e vitaminas estes nutrientes não passam por transformações, sendo absorvidos de modo mais fácil.

As vitaminas, os sais minerais e a água são nutrientes que não passam por transformações durante o processo de digestão.

O ser humano e muitos animais não conseguem digerir as fibras porque não possuem uma enzima capaz de transformá-las em substâncias mais simples. Apesar de as fibras não serem nutrientes, elas ajudam a regular o intestino, auxiliando na evacuação das fezes.

Representação do Sistema Digestório humano:

 

Atividades

1. Leia as dicas e complete a cruzadinha.

1. Órgão que produz o suco gástrico.
2. Tubo que transporta o alimento da boca até o estômago.
3. Líquido ácido produzido pelo estômago.
4. Parte dos alimentos que não são aproveitados pelo organismo e são eliminados.
5. Órgão que mistura os alimentos triturados pelos dentes e umedecidos pela saliva.
6. Líquido produzido pelas glândulas salivares, que umedece e digere parcialmente o alimento na boca.
7. Órgão onde se inicia o processo de digestão.
8. Órgão que elimina os restos da digestão.
9. Órgão que produz a bile.
10. Órgão onde os alimentos recebem o suco pancreático, a bile e o suco entérico.

Respostas

1. Estômago.
2. Esôfago.
3. Suco gástrico.
4. Fezes.
5. Língua.
6. Saliva.
7. Boca.
8. Ânus.
9. Fígado.
10. Intestino delgado.

Mais atividades de Ciências do 5º ano

 

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.