Propriedades Físicas dos Materiais – Texto e Atividades

Ciências 5º ano

Unidade temática: Matéria e energia.
Objeto do conhecimento: Propriedades Físicas dos Materiais.

EF05CI01: Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.

Os materiais usados nas atividades humanas podem ter diferentes origens. Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como o plástico.

Cada material apresenta características próprias, algumas das quais são chamadas de propriedades físicas. Essas propriedades nos ajudam a reconhecer e diferenciar os materiais, assim como a decidir qual deles é melhor para cada atividade que desejamos desenvolver ou objeto que desejamos produzir.

Veja as principais propriedades físicas dos materiais.

Densidade: característica que relaciona a massa de um objeto feito de determinado material com o volume que ele ocupa. É uma propriedade específica de determinados materiais e pode ser usada para identifica-los. A mesma massa de ferro ocupa menor volume que a de algodão. Assim, podemos dizer que o ferre é o mais denso que o algodão. Os objetos que flutuam na água são menos densos que esse líquido. Aqueles que ficam no meio da coluna d’água têm mesma densidade e aqueles que afundam são mais densos que a água.

Resistência ou tenacidade: um objeto feito de material resistente é mais difícil de ser quebrado quando submetido a um impacto, como uma queda ou uma martelada. O aço é um material resistente e, por isso, é usado como parte da estrutura das construções. Ao se produzir um produto é necessário analisar se a resistência daquele material é satisfatória para nossa necessidade.

Elasticidade: os materiais elásticos podem ser deformados e voltar à forma original quando a força causadora da deformação para de atuar. A borracha é um material que apresenta uma elasticidade evidente pois, ao puxa-la ela estica e ao solta-la ela volta a forma original.

Magnetismo: os materiais que são atraídos por um imã são chamados de materiais magnéticos. Os imãs são objetos feitos de material magnético que atraem alguns tipos de metal, como o ferro ou ligas metálicas.

Condutibilidade térmica: indica a capacidade dos materiais de conduzir energia térmica, ou seja, calor. Os materiais que não conduzem bem a energia térmica são chamados de isolantes térmicos. O alumínio é um bom condutor térmico, por isso é muito usado na fabricação de panelas, permitindo que a energia térmica do fogo passe de forma eficiente para o alimento.

Dureza: quanto maior é a dureza de um material, mais difícil é riscar sua superfície. O grafite é um material mole que pode ser usado para escrever.

Condutibilidade elétrica: indica a facilidade com que um material conduz a energia elétrica. De forma geral, os materiais metálicos são bons condutores elétricos. Alguns materiais não permitem a passagem da corrente elétrica e são chamados de isolantes. O cobre é um bom condutor elétrico e, por isso, é muito usado para encapar os fios é um material isolante, que permite o manuseio desses fios com segurança.

Atividades

1. O que são materiais naturais? Cite 3 exemplos.
2. O que são materiais artificiais? Cite 3 exemplos.
3. O que são propriedades físicas dos materiais?
4. Leia.
Caio e Miguel estavam brincando com uma bola. Com o chute de Miguel a bola foi parar no rio próximo ao campinho. A bola ficou boiando sobre a água até que o pai de Caio foi buscá-la.

Diante dessa situação marque a frase correta.

( ) A bola é mais densa que está água.
( ) A bola é menos densa que essa água.
( ) A água é tão densa quanto a bola.
( ) A bola e a água não possuem densidade.

5. Leia a situação.

Na história Os três porquinhos, o primeiro porquinho construiu sua casa de palha, o segundo porquinho construiu sua casa de madeira, o terceiro porquinho construiu sua casa de tijolos.

a) Qual casa apresenta maior resistência aos impactos?
b) Qual casa apresenta menor resistência aos impactos?
c) O tipo de material utilizado para a construção de uma casa influencia na durabilidade dela? Por quê?
d) Quais materiais você considera os mais adequados para a construção de uma casa com boa durabilidade?

6. Para se exercitar em casa Mariana comprou uma pequena cama elástica, chamada de jump. Ela pode pular sobre a cama elástica e realizar diversos exercícios. Veja:

O material sobre o qual Mariana pula apresenta como característica principal:
(  ) Dureza.
(  ) Elasticidade.
(  ) Densidade.
(  ) Magnetismo.

7. Helena estava preparando uma sopa, ao mexê-la deixou a colher de alumínio dentro da panela. Após alguns minutos, foi pegar a colher e acabou se queimando.

a) Por que a colher estava quente?
b) A colher ter esquentando enquanto foi deixada dentro da panela demonstra que ela apresenta:
(  ) Boa condutibilidade térmica.
(  ) Baixa condutibilidade térmica.
(  ) Ineficiência térmica.
(  ) Boa condutibilidade elétrica.

8. Leia.

Para se desenhar sobre uma madeira é necessário o uso de um instrumento quente. A pirografia é a arte de decorar madeira ou outros materiais com marcas de queimadura resultantes da aplicação controlada de um objeto aquecido. Para se desenhar em um papel basta a utilização de lápis de escrever com grafite ou lápis de cor.

Analisando os modos de desenhar sobre a madeira e sobre o papel podemos afirmar que:
(  ) O papel apresenta maior dureza que a madeira.
(  ) A madeira apresenta maior dureza que o papel.
(  ) O papel é apresenta a mesma dureza que a madeira.
(  ) A madeira apresenta menor dureza que o papel.

9. Leia.

Valter está fazendo uma reforma em sua casa e necessita comprar alguns cabos elétricos. Pesquisando em sites de venda ele encontrou o seguinte produto:

a) Qual material é utilizado para conduzir a eletricidade nesse produto?
b) Por que o cobre é utilizado em cabos elétricos?

Atividades

1. São os materiais encontrados na natureza, por exemplo: água, ar, terra.
2. São materiais produzidos pelo ser humano, por exemplo: plástico, tecido, papel.
3. São características próprias dos materiais que permitem os diferenciar e aplicá-los da melhor forma possível.
4. A bola é menos densa que essa água.
5.
a) A casa construída com tijolos.
b) A casa construída de palha.
c) Sim, pois os materiais com maior resistência garante que a casa dure por mais tempo.,
d) Tijolos, telhas, cimento etc.

6. Elasticidade.
7.
a) Porque o calor do fogo esquentou a sopa e esquentou a colher.
b) Boa condutibilidade térmica.
8. A madeira apresenta maior dureza que o papel.
9.
a) O cobre.
b) Porque ele apresenta boa condutibilidade elétrica.

Mais conteúdo de Ciências para o 5º ano.

Mais conteúdo da unidade temática Matéria e Energia.

 


Escreva seu e-mail e receba as novas atividades!


 

É permitida a cópia, impressão e utilização deste conteúdo por professores, educadores e demais profissionais que queriam fazer uso sem fins comerciais. É proibida a cópia para fins lucrativos. Utilizamos rastreadores de conteúdo para evitar plágio por outros sites e blogs. Evite transtornos, respeite nosso trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.