O Ciclo da Água

Ciências

Unidade Temática: Matéria e energia
Objeto do conhecimento: Ciclo hidrológico

A água passa por vários estados: sólido (gelo), líquido (água que se bebe) e gasosa (vapor). As transformações que ocorrem com a água na natureza é chamada de Ciclo da Água.

As águas dos lagos, rios, mares e nos seres vivos é muito grande. Com o calor do sol, ela passa por um processo chamado evaporação, ou seja, a água em estado líquido passa para o estado gasoso, esse vapor de água sobe para o céu e forma as nuvens.

Outro exemplo de evaporação da água ocorre com as roupas penduradas no varal. Os ventos e o calor do sol fazem com que a água presente na roupa evapore.

As nuvens, quando ficam bem cheias de água, se precipitam, ou seja, se transformam em chuva, a água volta para a terra no estado líquido. A água da chuva cai no solo, entra dentro dele e forma lençóis subterrâneos ou freáticos (como se fossem rios dentro da terra). Outra parte da água forma os rios, lagos, represas, mares, etc.

Às vezes, essa água acumulada nas nuvens pode resfriar (ficar fria) que passa a se apresentar no estado sólido, congelada. Por esse motivo é que ocorrem as chuvas de granizo e as nevascas (neve). As nevascas ocorrem nas regiões mais frias do Brasil, na região Sul, e nos países mais frios do nosso planeta.

Com a presença do sol e o aumento do calor o granizo e a neve que estão no estado sólido, se derretem e se transformam no estado líquido. Essas águas se juntam às águas dos rios, mares e oceanos que já estão no estado líquido começam a evaporar novamente, ocorrendo assim um novo Ciclo das Águas.

 

Acesse o Índice de Conteúdos de Ciências para mais textos e atividades.

 

 

   

{formulário de inscrição}

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.