Como desenvolver atividades em época de pandemia?

Você, professor, começou o ano pensando que teria os desafios corriqueiros de mais um ano letivo. O que você não imaginava era que no começo do ano uma pandemia viraria o mundo de cabeça para baixo! E agora? Além da preocupação com a sua saúde e a de seus familiares, professor nunca esquece os alunos, e já estamos calculando o tamanho do prejuízo.

No ensino fundamental desenvolver atividades a distância é um grande desafio, sabe-se que os alunos nesse faixa de escolaridade são bem dependentes do professor, ou seja, em situações normais a educação a distância seria inviável nessa modalidade de ensino. Porém, estamos vivenciando uma situação atípica, temos então que buscar formas de prosseguir com os estudos.

Muitos professores criam no começo do ano grupos de WhastApp com os pais, esse grupo da turma vem se mostrando um eficaz meio de comunicação entre pais e professores. A utilização dele permite que os professores enviem avisos aos pais e conversem sobre questões relacionadas aos alunos. Muitos professores têm nesses grupos a única via de comunicação com certos pais que fogem das reuniões…

O envio de atividades via grupos de pais tornou-se uma alternativa para evitar que os alunos fiquem um longo período de tempo sem aulas. Mas, sabe-se que essas atividades não podem ser iguais as que são desenvolvidas em sala de aula, tendo em vista que, os pais irão assumir o papel de “professor” instruindo os filhos. Além disso, a rotina das famílias mudou muito, alguns pais continuam trabalhando, outros perderam o emprego, outros estão em casa, mas não possuem conhecimentos necessários para desenvolver as atividades em casa. Como professor sabemos como a dinâmica familiar é fator decisivo na educação dos alunos.

Nossa equipe elaborou algumas sugestões de como enviar atividades para os pais em período de pandemia. Temos plena noção de que é um grande desafio, e que há muitas dúvidas, mas sabemos, mais do que nunca, como a educação é importante para garantir uma sociedade melhor para todos nós.

Quantidade

A quantidade de atividades deve ser menor do que o normalmente trabalhado. Isto ocorre porque não se sabe o tempo que os pais terão para dedicar-se a aplicar as atividades para os filhos. Uma grande quantidade de atividades pode desestimular a realização das mesmas.

Explicação do conteúdo

Na aula presencial o professor explica, dá exemplos, tira dúvidas. Nas atividades a distância essa dinâmica muda, o que exigirá mudanças.

O professor, além da atividade, deve explicar detalhadamente como ela deverá ser explicada. É colocar no papel o que o professor normalmente faria em sala de aula.

Por exemplo: a atividade é sobre poema. O professor poderá escrever junto com a atividade:

Para os pais, antes de iniciar a atividade aborde oralmente as perguntas abaixo:

Você já ouviu falar sobre poemas?
Você lembra de algum poema que já leu?
Você sabe como um poema é organizado?

Essa preparação ajuda na fixação do conteúdo e na dinâmica da atividade que não fica somente em ler e responder.

Essa explicação da aula também pode ser feita com áudios ou vídeos.

As respostas

Sendo os pais que irão aplicar as atividades, as respostas são essenciais. Elas podem ser disponibilizadas junto com as atividades ou serem enviadas pouco tempo depois, após um dia, por exemplo. É importante que o tempo entre a disponibilização da atividade e as respostas não seja longo pois, os erros devem ser corrigidos o mais rápido possível para o prosseguimento dos conteúdos.

Fixar horários

Os pais podem apresentar dúvidas em relação a execução das atividades ou a compreensão dos conteúdos abordados, para que o professor não fique sobrecarregado, passando o dia todo respondendo os pais é importante delimitar um horário para dúvidas.
Combinar um horário fixo para a disponibilização das atividades e o esclarecimento de dúvidas evitam que o professor seja solicitado o tempo todo.

Recursos tecnológicos

Muitos professores já utilizam diversos recursos tecnológicos nas aulas para oportunizar um ensino mais atrativo para os alunos. Pesquisar vídeos, fotos, músicas que ajudem a explicar o conteúdo também é importante.

Aos professores que conseguirem vencer a timidez, vídeos podem ser feitos para explicar alguns conteúdos. Não se preocupem se os vídeos forem simples ou se você acha que não leva jeito para filmagens. O mais importante é oportunizar aos alunos mais um recurso para a aprendizagem!

A união

Como tudo é novidade o apoio e a colaboração dos colegas de profissão também são importantes. Se você tem uma ideia ou adotou alguma prática que vem dando certo, compartilhe com os colegas. A união é muito necessária nesse momento. Aprender também faz parte do processo de ensinar.

A equipe Ensinar Hoje espera que essas sugestões ajudem você, professor, a continuar o seu fundamental trabalho de educar.

Deixe sua opinião, dúvidas e sugestões nos comentários.

Atividades para 1º ano
Atividades para 2º ano
Atividades para 3º ano
Atividades para 4º ano
Atividades para 5º ano

 

 

   

{formulário de inscrição}

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.