A Propriedade Privada
Os primeiros seres humanos dividiam tudo: a terra, a água, a caça, a pesca e o trabalho. Mas, quando faltavam alimentos, havia guerras entre as tribos, que lutavam entre si pelas melhores terras para o plantio.
Vem daí, provavelmente, a ideia da propriedade privada ou particular, pois cada pessoa ou família passou a considerar como sua a terra que ocupava, e as leis feitas pelos proprietários proibiam que outros tomassem as suas terras.
A propriedade privada da terra trouxe a desigualdade entre pessoas e famílias, pois umas tinham muito e a maioria nada possuía, além da sua capacidade para trabalhar.
Hoje, na maioria dos países do mundo, é assim: os bens móveis (carro, telefone, etc.) e imóveis (casas, lotes, fazendas) pertencem a cada pessoa em particular. Essas pessoas podem comprar ou vender esses bens quando e como quiserem.
O valor da propriedade privada que cada um possui é que vai revelar a que classe social ele pertence: se está entre os ricos, entre as pessoas da classe média ou entre os pobres.
Após ler o texto responda:
- O que é uma propriedade privada?
- Quais são os tipos de moradia existente em seu bairro?
- A casa em que você mora é alugada ou pertence à sua família?
- Muitos brasileiros moram em casas alugadas. Em sua opinião, por que estas pessoas não possuem casa própria?
Mais conteúdo de História.
{formulário de inscrição}