Ciências
O texto abaixo explica a origem do Dia Mundial da Água e sua importância diante dos problemas resultantes da crise hídrica, apresenta também a Declaração Universal dos Direitos da Água, importante documento que estabelece a necessidade de valorização desse patrimônio mundial.
Dia Mundial da Água
Instituído em 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas – ONU, o Dia Mundial da Água foi criado para ampliar a discussão sobre a preservação desse recurso.
A água é fonte de vida e nenhum ser vivo pode viver sem ela. A crise hídrica revela o caráter esgotável do recurso e a situação alarmante que estamos vivenciando.
O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água, por isso é preciso conscientizar-se. Neste dia, devemos refletir sobre o problema, adotar atitudes individuais e coletivas, adotar novos hábitos e idealizar soluções.
Declaração Universal dos Direitos da Água
1. A água faz parte do patrimônio do planeta;
2. A água é a seiva do nosso planeta;
3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7.A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8.A utilização da água implica respeito à lei;
9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
* O que você pode fazer para preservar a água?
Atividades sobre a água.
{formulário de inscrição}