Geografia – 5º ano
Qualidade ambiental e poluição
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.
Recursos Naturais e Qualidade Ambiental
Recursos naturais são importantes para a humanidade. Podemos citar, por exemplo, a água, o solo, o ar e a luz e o calor do Sol. Alguns deles são vitais para a nossa sobrevivência.
O que é qualidade ambiental?
A qualidade ambiental é um conjunto de condições que um ambiente oferece, em relação às necessidades de seus habitantes. É um fator determinante para uma melhor qualidade de vida.
Um recurso natural muito importante para analisar a qualidade ambiental é a água. Sem água não haveria vida na Terra. A maior parte da superfície terrestre é coberta por água. Mesmo assim, esse recurso não pode ser desperdiçado.
De toda a água que existe na Terra, 97% correspondem à água salgada e somente 3% à água doce. Apenas 1% da água da superfície terrestre está disponível para o consumo humano. A água potável é um atributo da boa qualidade ambiental.
Observe a imagem ela retrata um lugar com boa qualidade ambiental, pois há rio, vegetação, ar e solos sem poluição.
Problemas ambientais
Mesmo sendo um recurso natural essencial para os seres vivos a água sofre com a poluição. Boa parte das águas superficiais do planeta como as de rios e lagos encontra-se poluída. As águas subterrâneas também estão sob a ameaça da poluição.
A poluição da água ocorre de diversas formas: acúmulo de lixo, lançamento irregular de esgoto (doméstico e industrial), garimpo, do uso de produtos químicos na mineração, na indústria e nas lavouras (agrotóxicos), entre outros.
Uma das principais causas da poluição das águas no mundo todo é o despejo incorreto dos efluentes líquidos das casas e das fábricas em rios e mares. Efluentes líquidos são todos os resíduos das atividades que realizamos em nosso dia a dia. Assim, os efluentes domésticos correspondem às águas usadas no banho, para lavar a roupa, entre outros usos.
Os efluentes líquidos industriais, por sua vez, correspondem às sobras dos processos das fábricas. Eles têm características próprias de acordo com cada ramo da indústria e podem contaminar as águas e os solos.
Cada tipo de efluente possui uma forma correta de ser descartado na natureza sem poluí-la, há leis estaduais e municipais que orientam esse despejo.
A maré negra também é outro problema ambiental, ela ocorre quando petróleo e seus derivados são despejados em ambientes marinhos, causando um impacto ambiental negativo nos mares.
Além da poluição das águas, outros problemas ambientais colocam em risco a preservação da natureza e o bem-estar da população no presente e no futuro. Os cientistas têm observado que, nos dois últimos séculos, a temperatura mundial aumentou.
Muitos apontam que a causa dessa elevação estaria relacionada à liberação de gás carbônico na atmosfera, pelo uso exagerado de petróleo e gás natural. Esse fenômeno é chamado de aquecimento global.
Atividades
1. O que é qualidade ambiental?
2. A maior parte do nosso planeta é recoberta por água, porém, não se pode desperdiça-la. Por quê?
3. Observe a imagem abaixo.
a) De qual modo essa água está sendo poluída?
b) O que poderia ser feito para evitar esse problema?
4. O que são efluentes líquidos?
5. O que é a maré negra?
Mais atividades de Geografia para 5º ano
{formulário de inscrição}
Gostei muito do plano, vou utilizar como inspiração para elaborar o meu
Ficamos felizes em saber que gostou!