2º ano – As plantas – Texto e atividades

Ciências
Unidade Temática: Vida e Evolução
Objeto do conhecimento: Plantas.
Habilidade: (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.

Você sabia que as plantas são seres vivos? Isso mesmo, elas nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem.

Cada tipo de planta apresenta seu próprio ciclo de vida, sendo assim, algumas de desenvolvem muito rápido ou demoram bastante para crescer.

A maior parte das plantas nasce a partir de uma semente. Por exemplo, o caroço do abacate ao ser colocado sobre o solo, nele se desenvolve até dar origem a um abacateiro.

Como todo ser vivo as plantas precisam se alimentar. E a alimentação das plantas ocorre num processo muito interessante. Enquanto para nos alimentarmos precisamos ingerir alimentos, as plantas produzem seu próprio alimento. Para isso, elas só precisam de luz solar, ar, água e sais minerais do ambiente. Esse processo para obter seu próprio alimento é chamado de fotossíntese.

Uma parte do alimento produzido pela planta fica armazenada em seus frutos, caules e raízes. Essa reserva, rica em energia, é utilizada pelas próprias plantas e pelos animais que se alimentam dela.

As plantas também respiram. Através de uma transformação química utilizam o oxigênio presente no ar e liberam gás carbônico.

O corpo das plantas

Cada ser vivo é formado por órgãos que realizam uma função. Seu pulmão, seu coração, seus olhos, seu estômago, cada um desses órgão realiza uma função para te manter vivo e com as plantas ocorre o mesmo. Veja abaixo os órgãos das plantas.

Folhas

As folhas da planta são usadas no processo de fotossíntese, em que a planta produz seu próprio alimento. As plantas possuem folhas com tamanhos, cores, formatos e texturas diferentes. Há plantas que permanecem com as mesmas folhas por toda a vida, e há plantas que perdem suas folhas durante um período para que novas folhas nasçam.

Flores

Nas flores se encontram os órgãos reprodutivos das plantas. Elas dão origem aos frutos e às sementes.

Caule

O caule dá sustentação a planta. É também por meio dele que é feito o transporte de água e substâncias minerais e do alimento produzido nas folhas.

A raiz

A raiz fixa a planta no solo. Além disso, absorve a água e as substâncias minerais que serão utilizados para a planta se manter viva.

 

Atividades

1. Por que a planta é considerada um ser vivo?
2. Do que a planta precisa para produzir seu próprio alimento?
3. Eliane colocou uma planta na sala de sua casa, bem longe da janela. Depois de alguns dias, ela percebeu que a planta estava murcha.

a) Por que a planta murchou?
b) Que sugestão você daria para Eliane?

4. Observe a imagem abaixo e escreva os nomes de cada parte da planta.

5. Leia as frases e marque V se a frase for verdadeira e F se a frase for falsa.

(___) As flores da planta só servem para enfeitá-la.

(___) As plantas são seres vivos.

(___) Para se alimentar as plantas precisam caçar outras plantas.

(___) As raízes fixam a planta no solo.

(___) As folhas das plantas têm sempre o mesmo tamanho e formato.

(___) Cada planta tem seu tempo de desenvolvimento.

[su_spoiler title=”Referências”]https://www.freepik.com/premium-vector/planting-process-infographic_4848338.htm https://www.freepik.com/free-vector/growing-plant-from-seed-ground_6507100.htm [/su_spoiler]

 

   

{formulário de inscrição}


Este post tem um comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.