Ícone do site Ensinar Hoje

Situações problema com reagrupamento da dezena para a unidade.

Matemática
Unidade Temática: Números.
Objeto do conhecimento: Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.

Resolva os exercícios utilizando o quadro posicional

1. Numa biblioteca havia 890 livros didáticos para o 3º ano, 156 livros didáticos para o 4º ano e 250 livros didáticos para o 5º ano. Dos livros do 3º ano 129 livros foram entregues aos alunos. Quantos livros do 3º ano ficaram na biblioteca?

2. Um trem faz uma viagem de Itamarandiba a Carbonita em 1 hora. Nesse trem havia 770 passageiros desses 323 passageiros fizeram a viagem de ida e volta. Quantos passageiros ficaram em Carbonita?

3. Uma padaria produziu 480 pães de sal no sábado para serem vendidos a R$ 0,30 na feira. Foram vendidos 328 pães. Quantos pães sobraram?

4. A princesa Elza fez uma festa para comemorar seu aniversário. Ela convidou 250 pessoas, mas somente 166 compareceram à festa. Quantos convidados não foram?

5. Em um lindo domingo de sol, Antônia e Joaquim foram passear de bicicleta. Antônia percorreu 550 metros de distância e Joaquim percorreu 367 metros de distância. Quantos metros Antônia percorreu a mais que Joaquim?

6 . Patrícia estava estudando geografia com seu irmão. Ela aprendeu que sua cidade possui 690 ruas, porém 375 ruas não são asfaltadas. Quantas ruas possuem asfalto na cidade de Patrícia?

7. Amélia tem uma coleção de 360 adesivos em seu caderno. Sua prima, que também é colecionadora, possui 163 adesivos. Amélia deu para sua colega de sala 144 adesivos. Quantos adesivos Amélia tem agora?

8. Em uma campanha de caridade foram arrecadados 990 peças de roupas para serem doadas às pessoas carentes da cidade. Desse total, 652 eram roupas de adultos. Quantas peças de roupas eram para crianças?

Mais situações problema

 

 

   

{formulário de inscrição}


Sair da versão mobile