Faça questões de concursos públicos sobre Sociologia da Educação, aprenda enquanto faz questões por meio do gabarito explicado. Bom estudo!
1 Instituto AOCP – Sociólogo (Pref Betim)/2020
A cientificidade da sociologia está profundamente envolvida com a história, principalmente no tocante à evolução, ao progresso e ao desenvolvimento da sociedade moderna.
A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
2 IDECAN – Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IF PB)/Sociologia/2019
Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores – se Weber, Durkheim ou Marx.
I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação”
II. “No campo das ciências sociais, […] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. […] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.”
III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.”
3 CETREDE – Sociólogo (Pref Juazeiro do N) 2019
Na história da investigação sociológica destacam-se alguns autores clássicos. Acerca das diferentes formulações elaboradas por cada um deles, numere a coluna B pela coluna A, fazendo a correspondência entre o autor e o seu conceito.
COLUNA A
I. Karl Marx.
II. Émile Durkheim.
III. Max Weber.
COLUNA B
( ) Método Compreensivo.
( ) Método Funcionalista.
( ) Método Histórico-Dialético.
( ) Divisão do Trabalho Social.
( ) Modo de Produção Capitalista.
( ) Racionalismo da Dominação do Mundo.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
4 Machado de Assis – Sociólogo (Pref Paço do Lumiar) 2019
Karl Marx é considerado por muitos estudiosos um dos maiores pensadores da humanidade, fora responsável por cunhar vários conceitos bastante usuais nos dias de hoje tendo grande aplicabilidade ao estudo da realidade. Assinale a alternativa que melhor corresponde a dois desses conceitos.
5 VUNESP – Aluno-Oficial (PM SP)/2019
O Brasil possui uma das dez maiores diferenças salariais do mundo entre o nível operacional e o alto escalão das empresas, de acordo com um estudo da consultoria Mercer, que analisou salários em 75 países. No Brasil, um profissional com um cargo de liderança, como gerência ou diretoria de departamento, recebe quase 14 vezes o salário de um funcionário de nível operacional, como operadores de máquinas. Isso faz do Brasil o décimo país com a maior diferença entre um nível e outro.
(Acessível em https://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2013/05/28/ brasil-tem-uma-das-maioresdiferencas-salariais-entre-a-base-e-o-topo.htm).
Considerando os dados e as informações do texto, selecione a alternativa correta.
6 FUNDEP – Professor (Pref Ervália)/Docente Para Ensino Fundamental e Médio/Sociologia e Filosofia/2019
Em meados do século XIX, Karl Marx (1818-1883), afastando-se da filosofia idealista alemã, buscou compreender o papel do ser humano enquanto agente transformador da sociedade. Já Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) delimitaram e investigaram vários temas, assim como deram a eles definições sociológicas.
A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os autores clássicos da Sociologia aos fragmentos de suas teorias.
COLUNA I
1. Émile Durkheim
2. Karl Marx
3. Max Weber
COLUNA II
( ) “A solidariedade social é forte, inclina fortemente os homens entre si, coloca-os em frequente contato, multiplica as ocasiões que têm de se relacionarem. […] Quanto mais solidários são os membros de uma sociedade, mais relações diversas sustentam, seja entre si, seja com o grupo tomado coletivamente, porque se os seus encontros fossem raros eles não dependeriam uns dos outros, senão de maneira frágil e intermitente”. (Quintaneiro, 2002, p. 81)
( ) “As camadas mais baixas do proletariado – as mais instáveis do ponto de vista econômico, de muito difícil aceso às concepções racionais – e as camadas da pequena burguesia – em decadência proletária ou em constante indigência e ameaçadas de proletarização – são presa fácil de missões religiosas, sobretudo as que adquirem forma mágica ou mágico-orgiástica […] Sem dúvida é mais fácil que prosperem sobre esse solo os elementos emotivos do que os racionais de uma ética religiosa”. (Quintaneiro, 2002, p. 133)
( ) “Um primeiro pressuposto de toda existência humana e, portanto, de toda história […] (é) que os homens devem estar em condições de poder viver a fim de “fazer história”. Mas, para viver, é necessário, antes de mais nada, beber, comer, ter um teto onde se abrigar, vestir-se etc. o primeiro fato histórico é, pois, a produção dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produção da própria vida material; trata-se de um fato histórico; de uma condição fundamental de toda a história, que é necessário, tanto hoje como há milhares de anos, executar, dia a dia, hora a hora, a fim de manter os homens vivos”. (Quintaneiro, 2002, p. 32)
Assinale a sequência correta.
7 Instituto AOCP – Recepcionista (CM C Sto Agostinho)/2019
Entre as várias abordagens sobre a Ética, há duas contribuições de Max Weber que são teorias muito importantes. Assim, sobre a ética da convicção e a ética da responsabilidade, assinale a alternativa correta.
8 DES IFSUL – Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IF SUL) / Sociologia 2019
A partir da obra: As Etapas do Pensamento Sociológico, de Raymond Aron, foram feitas as seguintes afirmações a respeito de Marx, Durkheim e Weber:
1. Sua obra se propõe a desvendar a economia, fazer uma análise sociológica do capitalismo e uma história filosófica da humanidade, articuladas em conjunto. Falhou como falharam todas as tentativas semelhantes, uma vez que tal conjunto não existe na vida real das sociedades, já que a história não é tão racional como muitas vezes se pretende.
2. Encara a Sociologia como uma ciência que procura compreender a ação dos indivíduos a partir da percepção destes indivíduos sobre suas próprias condutas.
3. centro de seu pensamento filosófico é entender os vínculos de solidariedade e de independência entre ciência e política.
4. Uma das debilidades em relação ao desenvolvimento de sua filosofia é a ênfase na necessidade de consenso por um lado, e a negligência a respeito dos fatores que levam ao conflito social, por outro.
5. tipo de Sociologia que desenvolveu fez com que muitas vezes analisasse a sociedade concreta como se essa sociedade fosse o “abrigo do ideal”.
As afirmativas feitas correspondem, respectivamente aos seguintes sociólogos:
9 CETREDE – Sociólogo (Pref Juazeiro do Norte 2019)
Teoria filosófica de Karl Marx, adotada por diversos pensadores como um novo conjunto de pressupostos filosóficos para a Sociologia.
10 Unifil – Professor (Pref Cambé)/Educação Física/2019
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
A abordagem __________________ tem inspiração no materialismo histórico-dialético de Karl Marx e compreende a Educação Física escolar como uma disciplina que trata pedagogicamente de um tipo de conhecimento denominado __________________, na qual visa à aprendizagem da expressão corporal como __________________.