Faça questões sobre História da Educação para testar seu nível de conhecimento e aprenda mais com o gabarito explicado.
1 FGV – 2025 – Especialista de Educação (SEEC RN) Suporte Pedagógico
A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021, p. 27.
No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que
2 FGV – 2025 – Especialista de Educação (SEEC RN)/Suporte Pedagógico/Suporte Pedagógico
É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos manuais e dos compêndios, contra as metodologias obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002, p. 217.
Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.
Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
3
FGV – 2025 – Especialista de Educação (SEEC RN) Suporte Pedagógico
Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.
BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p. 103.
O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.
Uma característica educacional do período é
4
FGV – 2025 – Analista da Defensoria Pública (DPE RO)/Pedagogia/Pedagogia
John Amos Comenius foi um educador e filósofo dos séculos XVI e XVII e influenciou profundamente a organização do ensino na modernidade.
Ele foi responsável por introduzir o princípio do(a)
5
FGV – 2025 – Analista da Defensoria Pública (DPE RO)/Pedagogia/Pedagogia
No processo de desenvolvimento do pensamento e das práticas educacionais no Brasil, o princípio da gratuidade do ensino básico teve partidários desde há muito tempo, mas só foi instituído universalmente em
6
VUNESP – 2024 – Professor (Pref Osasco)/Educação Básica II/Educação Básica II (e mais 1 concurso)
Marcos Mazzotta, em seu livro História da Educação Especial no Brasil, apresenta alguns autores e a colaboração deles para a educação de pessoas que apresentavam deficiência.
Considere os autores (1; 2; 3; 4) e os relacione com suas contribuições (a; b; c; d).
1 – Charles M. Eppée
2 – Samuel Heinecke
3 – Valentin Haüy
4 – Louis Braille
a – inventou o método oral para ensinar os chamados “surdos-mudos”.
b – fundou em Paris o Instituto Nacional dos Jovens Cegos.
c – fez uma adaptação do código militar de comunicação noturna para as necessidades dos cegos.
d – fundou a primeira instituição especializada para a educação de “surdos-mudos”.
A correlação correta está na alternativa:
7
Instituto Consulplan – 2024 – Assistente Social Escolar Pref São Fidélis
Apesar dos avanços, o sistema de ensino público no Brasil enfrenta desafios consideráveis. A qualidade da educação varia significativamente entre as regiões, sendo as áreas urbanas geralmente mais privilegiadas em comparação com as rurais. Os desafios da escola pública nascem durante o Segundo Reinado no Brasil, época em que houve avanços e mudanças significativas no sistema educacional do país, incluindo a expansão da rede de escolas públicas. Essa fase foi marcada por esforços para consolidar e organizar o ensino, visando atender às demandas crescentes por uma educação mais acessível. Com a Proclamação da República em 1889, houve um movimento de laicização do ensino, separando-o das influências religiosas que foram herdadas do período colonial, passando por mudanças para se alinhar aos ideais republicanos e democráticos. Dessa forma, o ensino público brasileiro continua no enfrentamento de seus desafios, desde a fundação de seu primeiro colégio, até os dias atuais.
O nascimento da escola pública brasileira foi marcado pela fundação do:
8
UNIVIDA – 2024 – Professor (Pref Peabiru)/Sem Área/Sem Área
A Educação Infantil é fundamental porque desenvolve um papel de destaque no desenvolvimento humano e social da criança que evolui de forma cognitiva, tendo contato com diversos objetos e com a arte, cultura e a ciência, dando vazão à sua criatividade na escola e essa instituição deve ser esse espaço preparado, com professores que levem em conta a criatividade e a capacidade dessa criança que já tem um conhecimento prévio, tem uma história e a sua própria linguagem.
No Brasil a educação infantil, como Política Pública só desponta a partir do:
9
SELECON – 2024 – Pedagogo (CEFET RJ)
Analisando os fundamentos históricos da educação brasileira, os críticos afirmam que o legado deixado pela educação jesuítica foi um ensino:
10
Instituto Consulplan – 2024 – Professor (Pref Iúna)/Educação Básica dos Anos Iniciais
O Brasil, nos moldes do antigo sistema colonial, tornou-se progressivamente o mais importante território de expansão e interesse ultramarino na Coroa portuguesa, apesar do desinteresse inicial sobre essas terras, dado entre tantos fatores pela ausência de metais preciosos e pelo expressivo e intenso comércio com as rotas orientais. Longos, pesados e desafiadores anos de exploração que alcançam, integralmente, dos primórdios do processo civilizador ao pretenso objetivo de construção de uma cultura nacional.
Os grupos indígenas do Brasil Colônia contavam com quase três milhões de habitantes espalhados em todo o território. As primeiras vilas surgiram no litoral, assim como os primeiros portos e a vida comercial baseada numa cultura de exploração do pau-brasil e especiarias, posteriormente, a cana-de-açúcar.
Esta descrição do Brasil Colônia comporta um período educacional sobre o qual é correto afirmar: