Questões sobre Estatuto da Pessoa com Deficiência – Gabarito Explicado

Questões sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A melhor forma de se preparar para um concurso público é resolvendo questões. Enquanto você resolve questões aprende muito mais!

CONSULPLAN

1

A cidadania no Brasil passou por diferentes fases de desenvolvimento, refletindo as mudanças sociais, políticas e econômicas do país. A partir da Proclamação da República, em 1889, o conceito de cidadania começou a ser ampliado, mas foi especialmente ao longo do século XX, com a Constituição de 1988, que se consolidaram direitos civis, políticos e sociais.


A Constituição de 1988, também conhecida como “Constituição Cidadã”, foi fundamental para a ampliação dos direitos de cidadania no Brasil, ao garantir, entre outros aspectos, o direito universal ao voto, a proteção dos direitos humanos e:

(FCM – CEFETMINAS)

2

A concepção de uma sociedade inclusiva equitativa e verdadeira se vincula, também, ao cuidado com a linguagem. Conforme a Lei nº 13.146/2015, a terminologia correta da área de inclusão é:

3

(FCM – Pref Timóteo – 2022)

De acordo com o Capítulo II do título I, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, é correto afirmar que, se uma pessoa nessa condição vivenciar alguma forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício de seus direitos e de suas liberdades fundamentais, essa pessoa estará sendo:

4

(GUALIMP/Pref Carmo – 2022)

Segundo a definição em Lei, as barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

5

(CEFETMINAS/Pref B Vista MG – 2021)

Associe as colunas relacionando corretamente os termos incorporados ao Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146, de 2015) aos seus respectivos significados.

TERMOS INCORPORADOS
1 – Acessibilidade
2 – Tecnologia assistiva
3 – Desenho universal
4 – Barreiras

SIGNIFICADOS

( ) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

( ) Qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.

( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

( ) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

A sequência correta dessa associação é

6

(CPCON UEPB/Pref Sousa 2022)

A lei nº 13.146/2015 instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que prevê uma série de direitos à igualdade de oportunidades, acessibilidade e inclusão social para pessoas com deficiência em todo Brasil.

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015 e atualizações, marque a alternativa CORRETA abaixo:

7

(FCC/TRT 4ª Região – 2022)

A curatela, que se estabelece por decisão judicial, é uma medida de amparo à pessoa que não tenha condições de reger os atos de sua própria vida civil.

Em regra, a curatela deve afetar apenas aspectos

8

(FCC/TRT 23ª Região – 2022)

Levando-se em conta o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), são considerados relativamente incapazes a certos atos ou à maneira de os exercer, EXCETO:

9

(FCC/Defensor Público do Estado de Roraima – 2021)

Após alguns episódios de esquecimento das chaves e do fogo aceso em casa, Joana procura atendimento médico especializado. Ao final de diversos exames e retornos em consultas, Joana recebe o diagnóstico de Alzheimer precoce. Preocupada em sofrer algum tipo de golpe financeiro ou mesmo ser enganada por amigos ou familiares, Joana procura a Defensoria Pública para orientação jurídica sobre como pode se precaver. Joana possui laudo multiprofissional que atesta suas capacidades mentais e sociais atuais e aponta o prognóstico de sua doença.

Como responsável pelo atendimento de Joana, a melhor estratégia jurídica a ser adotada pelo/a Defensor/a Público/a, nesse momento, é a propositura de

10

(AOCP/TRT1ªR – 2018)

Antônio é pessoa com deficiência moderada e recebe o benefício de prestação continuada previsto no art. 20 da Lei n° 8.742/1993. Acontece que Antônio passou a exercer atividade remunerada que o enquadra como segurado obrigatório do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

Nesse caso, de acordo com o previsto na Lei n° 13.146/2015, Antônio

Deixe um comentário