Questões sobre Didática com gabarito explicado – PND

Esta postagem reúne questões de Didática extraídas do ENADE voltadas para cursos de licenciatura, oferecendo uma excelente oportunidade para revisar conteúdos pedagógicos fundamentais. Ideal para quem está se preparando para Prova Nacional Docente ou concursos na área da educação.

Questão PND001

ENADE

INEP-ENADE-2017 – A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica. RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II. A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III. A Didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.

É correto o que se afirma em

Questão PND002

ENADE

INEP-ENADE-2014- No trabalho docente, entendido como atividade pedagógica do professor, buscam-se os seguintes objetivos primordiais: assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos; criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual, visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento; orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação da personalidade, isto é, ajudar os alunos a escolherem um caminho na vida, a terem atitudes e convicções que norteiam suas coações diante dos problemas e das situações da vida real. (Libâneo, J. C. Didática, 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 75 adaptado).

Com base no texto, avalie, entre as afirmações a seguir, as que se referem a concepções que devem pautar o trabalho docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

I. Os métodos e procedimentos didáticos são técnicas de ensino que devem ser aplicadas com o mínimo de alterações durante a trajetória profissional do professor, para que se assegure o domínio dos conhecimentos científicos pelos alunos.
II. Na atividade pedagógica, o professor deve relacionar a aprendizagem de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades pelos alunos às convicções e ações deles frente à realidade, o que evidencia a dimensão educativa no processo do ensino escolar.
III. As preocupações com métodos de estudo e de aprendizagem estão no âmbito das responsabilidades dos alunos, ao passo que as formulações sobre métodos de ensino e de avaliação são incumbências do professor.
IV. O trabalho docente compreende ensino, aprendizagem ativa de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos, o que demonstra a relação dinâmica e indissociável entre professor, aluno e conteúdo.

É correto o que se afirma em

Questão PND003

ENADE

INEP-ENADE-2021 A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é também aproximar o ser humano do que a humanidade produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo numa sociedade baseada no conhecimento. […] Aprender vem de ad (junto de alguém ou algo) e praehendere(tentar prender, agarrar, pegar). Aprendemos porque somos seres inacabados: […] Nós, seres humanos, não só somos seres inacabados e incompletos como temos consciência disso. Por isso, precisamos aprender “com” . Aprendemos “com” porque precisamos do outro, fazemo-nos na relação com o outro, mediados pelo mundo, pela realidade em que vivemos.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho. Ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. p .49 (adaptado).

Considerando a abordagem do texto, os profissionais da educação devem

Questão PND004

ENADE

INEP-ENADE-2021- Via-se nitidamente, no primeiro dia, o entusiasmo da diretora e a desconfiança da maioria dos professores quanto ao projeto de transformação da escola em comunidade de aprendizagem. Enquanto se apresentavam as características da sociedade informatizada, as necessidades de formação – e decorrente transformação da escola – e os projetos que formam os antecedentes da escola alternativa, professores faziam intervenções quanto ao interesse das famílias na aprendizagem de seus filhos e na participação na vida escolar. Eram falas que me faziam lembrar os discursos sobre a relação entre escolas e famílias. Membros responsáveis pela sensibilização respondiam às manifestações com um tom sincero sobre a necessidade de expectativas positivas em relação às famílias e às crianças e davam exemplos referindo- se a outras escolas que haviam conseguido implantar um projeto alternativo. As famílias também explicitavam sua visão sobre o papel dos professores e da escola. Discutiram a escola como instituição pública e a democracia deliberativa como mais coerente com a natureza da instituição. Acrescentaram a necessidade da avaliação interna e externa como reguladora do trabalho da escola.

MELLO, R. R. de.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos: EdUFSCar, 2014 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e os desafios para a articulação escola-comunidade, avalie as afirmações a seguir.

I. O relato de caso revela que a etapa de sensibilização representa um momento de formação, estudo e reflexão sobre os motivos pelos quais se propõe a transformação da escola em uma comunidade de aprendizagem.
II. O diálogo entre todos os envolvidos na vida escolar permite conhecer novas formas de organização interna e externa e de avaliar os pontos fortes e frágeis a serem enfrentados no processo de implantação de uma escola alternativa.
III. Um tema relevante na etapa de preparação nas escolas é a participação das pessoas na instituição, seja dos profissionais que nela atuam, seja das famílias dos estudantes, para discussão sobre a escola, suas necessidades e o papel de cada um nela.
IV. Na escola transformada em comunidade de aprendizagem, os gestores são responsáveis pela ordenação do tempo e do espaço da escola e pela organização do trabalho pedagógico, de modo a atender as demandas da comunidade.

É correto apenas o que se afirma em

Questão PND005

INEP-ENADE-2014 O grande desafio das escolas é a aprendizagem dos alunos. A organização escolar cabe elevar a qualidade dessa aprendizagem. Diante disso, o docente deve atuar para atingir esse objetivo, o que exige, cada vez mais, formação de qualidade.

Considerando esse tema, avalie as afirmações a seguir:

I. As políticas educacionais de formação de educadores devem priorizar a formação docente inicial, visto que a formação continuada, complementar ao exercício profissional, é responsabilidade de cada professor.
II. Nos processos de formação docente devem ser desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à organização e gestão escolar, além das que dizem respeito ao trabalho pedagógico e aos aspectos éticos e de relações interpessoais.
III. O preparo profissional docente requer apropriação e mobilização de conhecimentos que se relacionam com ensino dos conteúdos, avaliação da aprendizagem, gestão de sala de aula e valores e normas de convivência social e coletiva.

É correto apenas o que se afirma em

Questão PND006

O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72.

Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmações abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.

I. Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II. Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III. Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV. Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.

É correto apenas o que se afirma em

Questão PND007

INEP-ENADE-2002 – Comênio, na obra Didática Magna, utiliza-se da seguinte metáfora: os professores devem ser como os organistas, que tocam uma partitura sem que a tenham composto. A partitura, aqui, equivale ao livro didático, que condensa a matéria de ensino.

Assim, de acordo com esse pensamento de Comênio,

Questão PND008

INEP-ENADE-2002 – O poder formador do livro didático, bem como de outros meios de informação e comunicação, é tema de debate travado ao longo da história. Já durante o Estado Novo, por exemplo, Felinto Müller afirmava, no artigo “O Perigo da Infiltração Vermelha nas Obras Educacionais da Infância” (1937), que os livros didáticos eram a “arma branca” dos bolchevistas e, em consequência, “verdadeiros elementos de desagregação nacional”. Essa posição expressava uma ideologia anticomunista.

Uma vez que a crítica de uma ideologia política se sustenta em outra ideologia, cada qual considerada verdadeira por seus adeptos, os professores devem ser:

Deixe um comentário