Questões selecionadas sobre Currículo para estudos de concursos públicos da área de educação. Faça as questões e aprenda mais com o gabarito explicado.
A Proposta Curricular Arte (2021) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, construída com a participação de vários profissionais da educação, tem como centralidade a concepção de currículo como sendo:
I. O conjunto de aprendizagens necessárias aos alunos nesse momento de pandemia.
II. O conjunto de aprendizagens previstas na matriz curricular.
III. Uma proposta aberta que permite a cada escola se reinventar.
IV. Um conjunto de propostas padronizadas para a garantia da qualidade do ensino.
Está correto o que se afirma apenas em:
Sobre as teorias do currículo, com base em Alice Casimiro (2011),
marque a única opção correta.
Na publicação Indagações sobre o Currículo: currículo e avaliação (2008), Fernandes e Freitas destacam que os princípios da educação, as normas legais que a regulamentam e as diretrizes curriculares que orientam a organização da educação básica em suas etapas e modalidades constituem um enorme desafio frente à complexidade do processo educativo, à diversidade cultural e à desigualdade social presentes em nossa realidade.
Os autores entendem que, para uma resposta a esse desafio, no sentido da democratização da educação escolar e da sociedade,
O currículo escolar tem como eixo fundamental a construção dos saberes educacionais, conhecimento social, a valorização dos saberes popular e a crítica as concepções da sociedade. Currículo tem ação direta e indireta na formação e no desenvolvimento do aluno, por isso, é um conjunto de experiências possíveis e imagináveis organizado com a finalidade de formar jovens e crianças em processo de aprendizagem, ou seja, constituído de:
I – Saberes: conhecimentos.
II – Conteúdos: que devem ser justapostos e desordenados.
III – Práticas: como é oferecido (métodos de ensino e aprendizagem).
IV – Aprendizagem abstrata: avaliação visando a promoção / avaliação.
V – Recursos usados: por exemplo, livros usados para ministrar os conteúdos e para o processo ensino e aprendizagem.
Dos itens acima:
Todo planejamento educacional, para qualquer sociedade, tem de responder às marcas e aos valores dessa sociedade. Só assim é que pode funcionar o processo educativo, ora como força estabilizadora, ora como fator de mudança; às vezes, preservando determinadas formas de cultura, outras, interferindo no processo histórico instrumental.
Paulo Freire e Ira Shor. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 5.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. p. 23 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item com relação à reflexão acerca do planejamento e da organização do trabalho pedagógico.
O planejamento curricular é a organização da dinâmica escolar. Ele envolve a organização das ações dos educadores durante o processo de ensino, integrando professores, coordenadores e alunos na elaboração de uma proposta de ensino que será projetada para o ano letivo e constantemente avaliada.
O currículo é um conceito de uso relativamente recente entre nós, se considerarmos a significação que tem em outros contextos culturais e pedagógicos nos quais conta com maior tradição.
Analise as afirmativas sobre o currículo:
I. O fracasso escolar, a desmotivação dos alunos, o tipo de relações entre estes e os professores, a disciplina em aula, a igualdade de oportunidades, etc, são preocupações de conteúdo psicopedagógico e social que tem concomitâncias com o currículo que se oferece aos alunos e com o modo como é oferecido.
II. A seleção cultural que compõe o currículo é neutra. Buscar componentes curriculares que constituam a base da cultura básica, que formará o conteúdo da educação obrigatória, não é nada fácil e nem desprovido de conflitos, pois diferentes grupos e classes sociais se identificam e esperam mais de determinados componentes do que de outros.
III. O currículo modela-se dentro de um sistema escolar concreto, dirige-se a determinados professores e alunos, serve-se de determinados meios, cristaliza, enfim, num contexto, que é o que acaba por lhe dar o significado real.
IV. A maioria das práticas pedagógicas tem a característica de estar multicontextualizada. As atividades práticas que servem para desenvolver os currículos estão sobrepostas em contextos aninhados uns dentro de outros ou dissimulados entre si.
As afirmativas CORRETAS são:
Na década de 1970, o movimento da Nova Sociologia da Educação problematizou aspectos relativos ao currículo e sua relação com a sociedade e o poder. Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, cuja discussão principal era
Associa-se, assim, o currículo
Os anos de 1980/1990 vivenciaram mudanças substantivas no processo de reorientação da Sociologia da Educação. A partir desse momento, observamos um olhar sociológico direcionado para as práticas pedagógicas cotidianas. Desta forma, as teorias pós-críticas do currículo emergiram como um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 17.
Nesse sentido, verifica-se que as teorias pós-críticas mobilizam os seguintes conceitos:
Segundo Silva, o fenômeno chamado multiculturalismo tem sua origem nos países dominantes do norte “… grupos culturais dominados no interior daqueles países para terem suas formas culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional”(p. 85).
Nessa perspectiva, Tomaz Tadeu da Silva afirma que identidade, alteridade e diferença; subjetividade, significação e discurso; representação; cultura; gênero, raça, etnia e sexualidade; multiculturalismo, são características das teorias de currículo: