Questões sobre Psicologia da Educação com Gabarito Explicado

Prepare-se para seu concurso resolvendo questões de concurso público sobre Psicologia da Educação, assunto sempre cobrado em várias provas.

1 FCC 2022 Analista Judiciário – Área Administrativa –

De acordo com os conceitos predicados pela Teoria do Reforço, de Skinner, o denominado reforço negativo corresponde

2 FGV – Prefeitura de Caraguatatuba – 2024 – Cuidador Social FCC 2022 Analista Judiciário – Área Administrativa –

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. No estágio pré-operatório, o bebê adquire progressivamente uma consciência sobre o mundo externo e sobre como os outros percebem este mundo.

II. No estágio sensório-motor, é comum a criança falar tudo o que se passa em sua mente, sem considerar o que as pessoas dizem.

III. No estágio operatório-formal, as crianças aprimoram suas habilidades de formular hipóteses para explicar e resolver problemas.

IV. No estágio operatório-concreto, o egocentrismo diminui e a criança passa a ter maior capacidade de se colocar no lugar do outro e entender conceitos morais de certo e errado.

Está correto o que se afirma em

3 UNIVIDA – 2024 – Prefeitura de Pérola – Professor –

Para Vygotsky, o processo mental superior compreende:

I – o egocentrismo, em que as crianças têm dificuldade em ver o mundo da perspectiva de outras pessoas.

II – o processo de equilibração no qual as crianças buscam entre suas estruturas mentais a assimilação.

III – as funções cognitivas complexas que são adquiridas e aprimoradas por meio da interação social.

IV – ações intencionais, pensadas, pois o ser humano consegue pensar em objetos ausentes.

V – planejar ações para o futuro, essas atividades psicológicas são consideradas superiores.

Está correto o que se afirma em:

4 ADM&TEC – 2024 – Prefeitura de Palmeira dos Índios – AL – Professor(a) de Artes

Analise as informações a seguir:

I. Para a Teoria do Aprendizado Experimental de Carl Rogers, deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem-sucedido.

II. A Teoria da Inclusão de Ausubel enfatiza a percepção ao invés da resposta. A resposta é considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e não como parte integral do processo. Não enfatiza a sequência estímulo-resposta, mas o contexto ou campo no qual o estímulo ocorre e o insight tem origem, quando a relação entre estímulo e o campo é percebida pelo aprendiz.

Marque a alternativa CORRETA:

5 Instituto Consulplan – Prefeitura de Pitangueiras 2024 – Psicopedagogo Educacional

Todos aprendemos sem nos preocuparmos verdadeiramente com a natureza desse processo e todos ensinamos sem buscarmos um suporte teórico explicativo do processo de ensino aprendizagem. Como professores temos alguns referenciais explicativos e, também, de forma implícita ou explícita, orientamos a nossa prática por tais referenciais. De qualquer modo, as teorias de aprendizagem, tendo surgido, possivelmente, porque conforme salienta Bigge (1977), “o homem não só quis aprender como também, frequentemente, sua curiosidade o impeliu a tentar aprender como se aprende”, são diversas e acompanharam de perto a evolução observada na Psicologia e na Educação em Ciências.

(Disponível em: https://www.scielo.br/Adaptado.)

Considerando as teorias da aprendizagem citadas a seguir, relacione-as adequadamente com as características dadas.

1. Teoria Construtivista de Bruner.
2. Teoria Sociocultural de Vygotsky.
3. Teoria da Inclusão de D. Ausubel.
4. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe. Para ocorrer a aprendizagem, conceitos relevantes devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo. A aprendizagem ocorre quando uma nova informação se ancora em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar o potencial biopsicológico mais marcante em cada aprendiz e tentar explorá-lo para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo. Procura promover uma mudança no ensino na aprendizagem, considerando as necessidades formativas de cada aluno inserido no seu contexto.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. Aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento. Instrução relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade – zona potencial de desenvolvimento. O indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

A sequência está correta em

6 CESPE / CEBRASPE – Prefeitura de Camaçari 2024 – Psicólogo

À luz da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky e da teoria da complexidade de Edgar Morin, julgue os itens a seguir.

I. Entende-se por funções psicológicas superiores fenômenos psíquicos especificamente humanos que referenciam processos de domínio de meios externos de desenvolvimento cultural, como a linguagem, a escrita, o cálculo e o desenho, bem como funções especiais não limitadas com exatidão, como a atenção voluntária, a memória lógica e a formação de conceitos. Para Vygotsky, a aprendizagem é um requisito necessário para o desenvolvimento dessas funções.

II. Vygotsky defende a mesma interação de Piaget, porém situada em um contexto sócio-histórico-cultural. Ele acredita que, assim como o homem transforma a natureza, este também sofre os efeitos de sua interação, sendo que esses processos são intencionais, e a partir dessas trocas a aprendizagem é construída.

III. Para Morin, a complexidade é um fenômeno quantitativo devido à imensa quantidade de interações e interferências entre um número muito grande de unidades. Assim, ela abrange incertezas, indeterminações e fenômenos aleatórios, isto é, relaciona-se com a ideia de acaso.

Assinale a opção correta.

7 CESGRANRIO UNIRIO 2016 Pedagogo

Considere o relato a seguir para responder a questão.

Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:
P1 – Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?
P2 – Mais ou menos… Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.
P1 – Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.
P2 – Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.

Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem como

8 IBFC – INEP 2012

Sobre o comportamentalismo, considere as afirmações abaixo.

I. O conceito de comportamento operante de Skinner prevê a liberdade de operar do aluno na construção do seu conhecimento.

II. O comportamentalismo prevê o condicionamento das ações humanas por meio do reforço.

III. De acordo com o behaviorismo, a aprendizagem se dá com base na relação de estímulo e resposta.

Está correto o que se afirma somente em

9 – AOCP 2022

Em relação à teoria de aprendizagem extraída a partir dos conceitos piagetianos, é possível considerar que a aprendizagem

10 – VUNESP – Pref Cerquilho 2019

Lev Vigotski e Henri Wallon são dois pesquisadores da área da psicologia que integram a perspectiva interacionista do desenvolvimento infantil. Ambos trouxeram grandes contribuições ao conhecimento sobre a forma de a criança ser e se modificar e exercem significativa influência na educação infantil.

É correto afirmar que seus trabalhos, inseridos em uma linha teórica que pode ser chamada de sóciohistórica, compreendem a ideia de que

Deixe um comentário