Clique no nome para acessar o conceito.
Apólogo
Artigo de Opinião
Autobiografia
Autorretrato
Carta do leitor
Carta Pessoal
Cartum
Conto
Conto Popular
Crônica
Declaração de Direitos
Entrevista
Fábula
Folheto
História em quadrinhos
Infográfico
Lenda
Letra de música
Notícia
Página de diário
Parlenda
Poema
Poema Narrativo
Propaganda
Receita culinária
Relato de experimento
Relato pessoal
Reportagem
Sinopse
Sumário
Texto de divulgação científica
Texto instrucional
Apólogo. São textos que têm como personagens objetos, plantas, partes do corpo, sendo, por isso, considerado alegoria. Geralmente esse texto é organizado em parágrafos, porém alguns se apresentam em versos, adaptados a cordel, por exemplo.
Artigo de opinião. Nesse gênero o autor coloca seu ponto de vista a respeito do assunto que escreve, procurando convencer o leitor a concorda com sua opinião. Para isso, o autor usa linguagem, apresenta fato e informações que reforcem suas ideias.
Autobiografia. A palavra autobiografia é formada por três partes: auto que significa por si mesmo, bio que significa vida e grafia que significa escrita. É o texto organizado em parágrafos em que a pessoa escreve sobre sua própria vida. Os acontecimentos são apresentados em uma sequência temporal do mais antigo ao mais recente.
Autorretrato. É o texto escrito em parágrafos em que uma pessoa descreve a si mesmo, apresentando suas características físicas, coisas de que gosta ou que faz, sua maneira de ser.
A Carta do leitor expressa a opinião do leitor de um jornal ou de uma revista sobre matérias publicadas nesses veículos de informação. A carta do leitor deve apresentar:
• Identificação do leitor e local de onde se escreve;
• Título ou assunto da matéria comentada e data ou edição em que foi publicada.
• Opinião do leitor, que pode ser um elogio ou crítica a um texto ou à própria publicação.
• Argumento que justifique a opinião do leitor.
• O autor da carta também pode fazer sugestões aos editores da publicação.
A linguagem pode ser informal quando se destina a uma publicação infantil ou jovem.
Em sites é comum o uso de um campo de comentários onde os leitores podem expressar suas opiniões sobre uma matéria ou sobre o site.
Atividades com carta do leitor
Carta pessoal. É um texto escrito que pode ser endereçado a uma ou várias pessoas. Ela apresenta um remetente (quem escreve a carta) e um destinatário (quem recebe a carta) Serve, portanto, para comunicar-se com uma pessoa distante. A carta possui como elementos:
Local: cidade de onde se escreve.
Data: dia, mês e ano em que se escreve.
Destinatário: nome da pessoa para quem se escreve.
O assunto da carta é variado. O remetente pode usá-la para mandar notícias, trocar ideias ou enviar algum conteúdo: fotos, poemas, receitas etc.
O final de uma carta deve conter a despedida e a assinatura de quem escreveu a carta (remetente).
O cartum é um gênero textual humorístico que tem como objetivo fazer uma crítica aos comportamentos da sociedade de forma irônica e divertida. Sendo assim, leva as pessoas a refletir sobre o tem que o autor apresenta e sobre suas próprias atitudes. Em um cartum, geralmente, são empregadas as linguagens verbal e não verbal.
O conto é o gênero textual que apresenta uma história curta, com um único conflito. Há um narrador que conta a história podendo ser um dos personagens ou não. Quando publicado em livros ou sites é organizado em parágrafos, quando é publicado em revistas é organizado em colunas e parágrafos. O principal objetivo do conto é o entretenimento do leitor. Os acontecimentos do conto apresentam uma sequência:
1º Situação inicial: apresenta os personagens e o lugar.
2º O conflito/problema que motiva as ações dos personagens.
3º O clímax é o ponto de maior tensão.
4º Desfecho que apresenta a situação final ou a conclusão do conflito.
Conto popular é uma história transmitida oralmente de geração em geração por um povo. Apresentam histórias curtas, que envolvem poucos personagens.
Crônica é um texto organizado em parágrafos que relata acontecimentos do dia a dia. As crônicas são geralmente textos curtos, e em certos casos provocam uma reflexão sobre determinado assunto.
Declaração de direitos. É um texto organizado em partes enumeradas que descrevem os direitos de um grupo de pessoas (crianças, adolescentes, idosos) ou de todas as pessoas, dos animais etc. A população, instituição ou país que assina a declaração de direitos se compromete a respeitar o que está escrito nela. A linguagem da declaração de direitos é formal.
O e-mail é uma mensagem eletrônica que se envia via internet. A palavra e-mail é a redução de eletronic mail (que vem do inglês e significa correio eletrônico). O e-mail serve para se comunicar com uma pessoa distante através de uma mensagem escrita, é semelhante a carta pessoal e ao bilhete, porém, o e-mail necessita da internet para ser enviado e recebido.
A palavra e-mail é utilizada tanto para se referir a mensagem enviada quanto para o endereço de e-mail. Por exemplo, para enviar uma carta para uma pessoa você precisa saber o endereço dela e escrevê-lo no envelope. Com o e-mail é semelhante, pois para enviar uma mensagem você precisa saber o endereço de e-mail da pessoa. O endereço de e-mail pode ser obtido gratuitamente nos sites que oferecem esse serviço como Yahoo, Gmail, Hotmail etc. Veja um exemplo de endereço de e-mail: seunome@nomedosite.com.br
Quando você cria um e-mail, recebe o seu endereço de e-mail e uma página no site que criou o e-mail ,chamada caixa de entrada. A caixa de entrada é semelhante a caixinha do Correio de sua casa, pois os e-mails recebidos ficam nela para você poder ler.
Entrevista. É um texto feito com base em perguntas de um entrevistador e nas respostas de um entrevistado, basicamente uma conversa combinada. Normalmente, o entrevistador é um repórter e o entrevistado é alguém conhecido. O teor das perguntas feitas normalmente diz respeito à vida pessoal do entrevistado ou sobre seus conhecimentos em determinado assunto. Ela pode ser transmitida pela televisão, pelo rádio e pela internet, ou publicada em jornais, sites e revistas. As partes das entrevistas são: título e, as vezes, subtítulo. Introdução: pequeno texto apresentado o assunto e o entrevistado. Perguntas do entrevistador e respostas do entrevistado.
Fábula é um texto geralmente curto, escrito em parágrafos que tem como objetivo passar um ensinamento, uma lição moral aos leitores. Os personagens são animais que apresentam comportamento semelhante aos dos seres humanos, eles conseguem falar, ter sentimentos, pensar, entre outros.
Folheto é o gênero textual impresso em folha avulsa, eles são geralmente utilizados para divulgar algum produto, marca ou ideia, ou para informar ao público sobre um assunto importante. Os folhetos são distribuídos em locais de grande circulação de pessoas. Como o folheto quer informar o leitor, são utilizados recursos como letras maiores e imagens para chamar a atenção do leitor, ou seja, sua organização é baseada na linguagem verbal (palavras) e linguagem não verbal (imagens).
História em quadrinhos. É o gênero textual organizado em quadrinhos e balões, ou seja, linguagem verbal e não verbal. A história narrada é dividida em quadrinhos que apresenta um cenário que permite ao leitor perceber mudanças de tempo e espaço. As personagens comunicam-se utilizando expressões faciais, corporais, interjeições além de falas e pensamentos inseridos em balões. Trata-se de um gênero normalmente procurado para a diversão, mas também pode fazer crítica social e política, levando o leitor a uma reflexão sobre seu cotidiano.
Atividades com história em quadrinhos
Infográfico é o gênero textual que combina a linguagem verbal (palavras, frases e textos) e linguagem não verbal (imagens, fotos, gráficos, etc) para transmitir uma mensagem ao leitor.
Lenda são narrativas da tradição oral por meio das quais as pessoas explicam fatos da natureza ou outros acontecimentos. As lendas passam em um espaço indeterminado e em um tempo antigo, e misturam elementos reais com elementos imaginários, da fantasia. As lendas indígenas, assim como as de outros povos, por muito tempo foram passadas oralmente, de memória, de uma geração a outra. Por isso já não se sabe quem as criou e é comum haver várias versões da mesma lenda. Atualmente, muitas lendas são escritas em livros contribuindo para a sua preservação e divulgação.
Letra de música/Canção é um texto para ser cantado e que, por isso, as palavras são escolhidas de acordo com sua pronúncia que geralmente é combinada com outras palavras formando rimas. A letra de música é organizada em versos e estrofes assim como os poemas. Além da letra, é necessário haver ritmo e melodia para que a música desperte o interesse do público.
Atividades com letra de música
Notícia. A notícia é um texto organizado em parágrafos que informa o leitor sobre um acontecimento real, atual e de interesse público. As notícias podem circular em diferentes suportes, tanto escritos como jornal, revista e internet quanto orais como rádio, televisão, sites etc.
A notícia busca responder basicamente as perguntas:
O que aconteceu?
Com quem aconteceu?
Onde aconteceu?
Como aconteceu?
Por que aconteceu?
Quando aconteceu?
A notícia escrita apresenta:
Título: destacado e escrito com letras maiores do que o texto para chamar a atenção do leitor.
Linha fina: texto abaixo do título abaixo do título, que traz mais informações sobre o assunto.
Lide: primeiro parágrafo da notícia. Resume as informações mais importantes da notícia.
Texto da notícia: detalhamento do fato noticiado, abordando todo as informações do fato noticiado.
A notícia pode ter fotos que ilustram e esclarecem as informações. A foto é geralmente acompanhada de legenda, frase curta colocada ao lado ou abaixo dela, para explica-la ou acrescentar informações ao que foi noticiado.
Notícia e reportagem: diferença e semelhanças.
A principal diferença entre a notícia e a reportagem é a profundidade com que o fato é abordado. Enquanto a notícia limita-se a expor as informações essenciais para que o leitor esteja bem informado, a reportagem vai além, pois, envolve pesquisa, procura por fatos anteriores que influenciaram o acontecimento, mostra desdobramentos históricos do fato. Apresenta, ainda, opiniões e pontos de vista diferentes sobre o assunto, possibilitando ao leitor formar sua própria opinião a respeito do que lê. Os trechos entre aspas são transcrições das falas e dos depoimentos de pessoas com o objetivo de dar credibilidade e confirmar o que está sendo noticiado.
Página de diário/Diário pessoal. É o gênero escrito em parágrafos em que as pessoas costumam registrar situações que aconteceram com elas no dia a dia. É confidencial, ou seja, o que é escrito é reservado apenas para a própria pessoa que o escreveu. São registradas situações marcantes, momentos felizes, tristes, engraçados, entre outros. O uso da data é comum, e a linguagem utilizada é informal. Por ser algo pessoal, o público de destino é a própria pessoa que escreveu.
Atividades com página de diário
Parlenda. São textos poéticos, geralmente construídas com rimas que as crianças memorizam com facilidade, usadas em brincadeiras infantis.
Poema. É um texto escrito em versos e estrofes que expressam sentimentos, emoções, sensações. Cada linha do poema é chamada de verso. Cada conjunto de versos é uma estrofe. O poeta seleciona palavras e formas que revelam ao leitor seu modo de ver e sentir o mundo. As palavras e sua organização são feitas de modo a despertar no leitor o prazer da leitura ou fazer uma reflexão sobre um assunto.
Poema narrativo é um gênero de poema que se conta uma história. Assim como nos contos, o poema narrativo apresenta narrador e personagens. O poema narrativo é constituído das seguintes partes:
Situação inicial
Conflito o fato que muda a situação inicial.
Desfecho a solução do conflito.
Propaganda. É um texto organizado em linguagem verbal e linguagem não verbal que transmite uma mensagem ao leitor com o objetivo de convencer o público das qualidades e vantagens de uma ideia, de um produto ou de uma marca. Para isso, a imagem e o texto são usados de modo especial. A imagem deve produzir forte impacto visual ao público, ou seja, deve chamar a atenção do leitor.
O texto deve ser curto e ter uma frase de chamada fácil de lembrar. A frase de destaque geralmente é escrita com letras e cores diferentes do resto do texto. As imagens e o texto estão ligados pois os dois ajudam na compreensão da mensagem que se quer transmitir ao leitor.
Receita culinária. Textos instrucionais que orientam a preparação de um alimento. Está organizada em título, ingredientes e modo de preparo, podem trazer informações extras como informações nutricionais, modo de servir, rendimento, sugestões etc. As ações são imperativas, ou seja, são dadas como ordens que devem ser seguidas de acordo com a sequência apresentada.
Atividades com receita culinária
Relato de experimento. É o registro escrito da observação de um fenômeno natural, relacionado ao ambiente ou ao organismo dos seres vivos. Ele apresenta estas partes:
- Título: informa o assunto do experimento.
- Observação: relato do fenômeno que foi examinado e despertou o interesse em novos conhecimentos.
- Objetivo: define o que se pretende fazer.
- Hipótese: faz uma suposição sobre um novo fenômeno com intenção de demonstrá-la.
- Materiais: relaciona o que é necessário para realizar o experimento.
- Experiência/procedimentos: descreve as ações passo a passo.
- Resultado: apresenta o que acontece no final do experimento.
- Conclusão: é o que se afirma com base no resultado e comprova a hipótese.
Relato pessoal. O relato pessoal tem como objetivo narrar acontecimentos do dia a dia que foram marcantes na vida de quem escreve. Nesse texto, o narrador é personagem, ou seja, participa dos fatos. Durante a narrativa, é possível perceber os pensamentos, sentimentos, entre outros, do autor. Sendo assim, aparecem palavras referentes à primeira pessoa do discurso, como: eu, nós, minha, nossos etc. Também é possível percebermos o local, as pessoas envolvidas e quando se passam os acontecimentos. A linguagem utilizada pode ser simples, com expressões que ouvimos diariamente ou formal. Isso vai depender do autor do relato.
Reportagem. Texto que faz a cobertura de um fato real de modo mais amplo e aprofundado, constituída por citações, entrevistas, relatos, fragmentados de opinião, boxes informativos, fotografias etc. A reportagem apresenta várias vozes a respeito de um assunto ou um acontecimento. Normalmente as reportagens são geradas com base em fatos importantes. É um gênero da área jornalística sendo encontrada em jornais, revistas, sites, programas de televisão e rádio.
Notícia e reportagem: diferença e semelhanças.
A principal diferença entre a notícia e a reportagem é a profundidade com que o fato é abordado. Enquanto a notícia limita-se a expor as informações essenciais para que o leitor esteja bem informado, a reportagem vai além, pois, envolve pesquisa, procura por fatos anteriores que influenciaram o acontecimento, mostra desdobramentos históricos do fato. Apresenta, ainda, opiniões e pontos de vista diferentes sobre o assunto, possibilitando ao leitor formar sua própria opinião a respeito do que lê. Os trechos entre aspas são transcrições das falas e dos depoimentos de pessoas com o objetivo de dar credibilidade e confirmar o que está sendo noticiado.
Sinopse é um resumo sobre um livro, filme ou peça de teatro em que são apresentados o assunto, os personagens e os primeiros acontecimentos da obra sem, contudo, contar o final provocando assim a curiosidade no leitor. Portanto, o objetivo da sinopse é despertar o interesse do leitor pela obra exposta. A sinopse está organizada em parágrafos e é encontrada em contracapas de livros, sites e em algumas revistas que divulgam sinopses de obras que estão sendo lançadas.
O sumário é o gênero textual que organiza em lista as informações contidas em uma publicação (livro, revista, jornal, etc.) para ajudar o leitor a encontrar as informações daquela obra. O sumário permite ao leitor ter uma visão geral sobre o que ele vai encontrar na publicação. É no sumário que o leitor se localiza, que decide o que ler e em qual ordem. O sumário está localizado nas primeiras páginas da obra. Contêm as partes que compõe a publicação divididas em unidades, capítulos ou seções. Contém também as subdivisões mais importantes das unidades, capítulos ou seções; os títulos dos principais textos e o respectivo número da página onde estes estão localizados.
Texto de divulgação científica. São textos produzidos a partir de pesquisas e resultados de investigações sobre determinado tema. Possuem finalidade de divulgar informações científicas sobre um assunto para a população em geral. Com isso, esperar-se que a ciência seja popularizada, ou seja, que mais pessoas tenham acesso a informações científicas e se tornem melhor informadas sobre um assunto. É organizado em colunas e parágrafos. No texto há o uso de palavras técnicas da área científica. São escritos por pesquisadores e especialista no assunto, dedicados ao ramo da ciência que utilizam o método científico. Os textos de divulgação científica são publicados em revistas, jornais e em sites da internet.
Texto instrucional. É o texto que ensina passo a passo como montar um objeto, preparar um alimento, fazer funcionar um aparelho ou ler um texto. É necessário seguir todas as instruções na sequência em que são dadas para garantir um bom resultado.
Atividades com texto instrucional
{formulário de inscrição}